Em alguns locais do planeta, existe tanto vapor e água quente que é possível produzir energia eléctrica ou térmica. A esses locais dá-se a designação de fontes de energia geotérmica.

Existem várias:

  • Rocha húmida quente – Através da perfuração de um furo, é possível alcançar um deposito de água aquecida pelo calor interno da Terra, sendo esta depois utilizada para produzir energia eléctrica;

  • Rocha seca quente – Em casos em que não existam géisers, e em que as condições são favoráveis, é possível induzir o aquecimento de água utilizando o calor interno terrestre. Para tal, furam-se dois poços vizinhos, no sentido de um deles alcançar uma camada de rocha quente. Seguidamente, injecta-se água no poço mais fundo e, quando esta aquece, é obrigada a subir pelo segundo poço, podendo ter vários fins;

  • Vapor Seco – Segundo cientistas, existem locais (embora raríssimos) onde a pressão é superior o suficiente para movimentar as turbinas de um gerador, produzindo assim energia eléctrica. Foram encontrados locais deste tipo em Itália e no México..

.

Mas como é produzida energia eléctrica através da geotermia?

Primeiro, é necessário furar o chão até se encontrar um reservatório de água e vapor. Como a sua pressão e a sua temperatura são abismais, este fluido composto por água e vapor é obrigado a subir até à superfície através de tubos e canos apropriados.

Tendo alcançado uma central geotérmica, o vapor e a água quente transferem a sua energia para um fluido em circuito fechado (normalmente, água), a qual, ao aquecer, vai provocar o movimento das turbinas. Seguidamente, o gerador converte a energia mecânica da turbina em energia eléctrica, sendo esta depois encaminhada para um transformador. Este diapositivo encarregar-se-á de lhe aumentar a voltagem e assim enviá-la para as nossas casas.

Depois de transferir a sua energia para o fluido circulante,  a água e vapor provenientes do interior da crosta terreste são canalizados para um reservatório, onde arrefecerão. Após o seu arrefecimento, ambos são encaminhados para o local de proveniência, onde retornarão a aquecer.

Produção de Energia Geotérmica

<De Onde Vem a Energia Geotérmica?……………… Energia Geotérmica em Casa>