A biomassa sólida é a que normalmente se utiliza para a produção de energia eléctrica (embora também se possam utilizar os biocombustíveis gasosos para o mesmo fim).

A biomassa sólida tem como fonte de matéria produtos e resíduos da agricultura (incluindo substâncias vegetais e animais), resíduos da floresta e das indústrias conexas e a fracção biodegradável dos resíduos industriais e urbanos.

Porém, como é que se produz energia eléctrica através de biomassa?

Gaseificação

O processo de produção de biomassa sólida, para que depois esta possa ser convertida em energia eléctrica ou térmica, inicia-se com a recolha das matérias-primas que a compõem, sendo de seguida transportada para os locais de combustão. O seu armazenamento pode dar-se em pilhas curtas, pilhas longas, paletes, montes de estilhas ou serrilha.

Depois, esta é encaminhada para as caldeiras das centrais térmicas, podendo-se utilizar variadas tecnologias. No caso da caldeira de leito fluidizado,  a biomassa é atirada para uma caldeira com areia em suspensão  que previamente foi submetida a elevadas temperaturas (600ºC). Assim, dá-se a sua combustão, havendo a libertação de vapor de água.

Seguidamente, este gás é utilizando para aquecer água (no estado líquido) que circula em sistema fechado num circuito água-vapor, accionando o movimento de uma turbina. A energia mecânica da turbina é convertida em energia eléctrica, sendo depois distribuída.

Quanto aos outros produtos da combustão, as areias e escórias são removidas da caldeira, retornando à floresta. As cinzas volantes (dos fumos e dos gases) capturadas pelo electrofiltro (com uma eficiência de 99%) são ou lançadas ao solo, ou são vendidas para a produção de adubo.

Processo de Produção de Energia Eléctrica - Biomassa

Pirólise

Este processo de produção de energia eléctrica através de biomassa sólida resume-se ao fornecimento de energia calorífica à biomassa, sendo esta não queimada, mas sim convertida em óleo.

Este óleo pode depois ser queimado, sendo utilizado para aquecer a água de um circuito água-vapor. A energia mecânica das turbinas, devido à acção da água líquida, é depois convertida em electricidade.

<Matérias-Primas

..………………………………………………………Biocombustíveis Gasosos>