Para diferentes cursos de água existem diferentes aproveitamentos, sendo as barragens construídas mediante as suas características. Por exemplo, nunca se iria construir uma barragem do tipo rígida em arco num curso de água com pouco declive.

Portanto, existem três tipos de aproveitamento dos cursos de água:

  • A Fio de Água – Barragens com este tipo de aproveitamento localizam-se em cursos de água de declive pouco acentuado. A reduzida capacidade de armazenamento faz com que as afluências sejam lançadas para jusante (em direcção à foz) quase instantaneamente.

  • De Albufeira – Neste tipo de aproveitamento, verifica-se a retenção de água sobre a forma de albufeiras. Estes reservatórios de água são utilizados para a produção de energia e para a regularização do regime dos rios.

  • De Albufeira com Bombagem – Barragens com este tipo de aproveitamento retêm a água em albufeiras, porém estão equipadas com turbinas-bombas que permitem o retorno da água a montante. Durante as horas de maior consumo, a água da albufeira a montante é turbinada para jusante, produzindo-se energia eléctrica; nas horas de baixo consumo, os excedentes de energia eléctrica produzida são utilizados para elevar a água da albufeira a jusante para a albufeira a montante.

.

<Tipos de Barragem…………………………………………….Energia Hídrica – A Conversão>