A água dos oceanos terrestres, ainda que imensa á nossa escala, não está estática, antes pelo contrário. Todos os dias enormes massas de água se deslocam nos oceanos, originando as marés alta e baixa, perceptíveis somente nas regiões litorais.

Mas o que é que faz com que tamanhas quantidades de água se movimentem?

A principal responsável pela alteração do nível da água dos oceanos é a Lua. A imagem seguinte mostra qual a influência que a Lua exerce na Terra de modo a provocar as ocorrência de marés:

tides

.

Na imagem pode-se ver que a Lua atrai a água dos oceanos terrestres na sua direcção, levando á sua elevação, causando as marés-altas. Porém, as águas dos oceanos também se elevam no lado terrestre oposto á Lua. Porquê?

A elevação do oceano no lado da Terra virado para a Lua é causada devido á atracção que a Lua exerce sobre a água, puxando-a na sua direcção, enquanto que a elevação no oceano no lado oposto é provocada devido á atracção que a Lua exerce sobre a Terra ao atrai-la para si, puxando-a em relação á água.

mareDurante 12 horas do seu período de rotação, a Terra gira 180 graus, enquanto que a Lua, nesse mesmo período de tempo, gira 6 graus em torno da Terra. Desta forma, e tendo em conta a elevação da água em lados opostos do planeta no mesmo instante e a rotação da Lua, qualquer cidade situada no litoral irá verificar a ocorrência de uma maré-alta a aproximadamente cada 12 horas e 25 minutos.

Contudo existem ainda outras forças a actuar sobre os oceanos, pois para além de existir a alternância entre marés, a própria altura das marés (relativamente a um valor médio) também varia, dependendo isto não só do efeito que a Lua tem sobre a Terra, mas também do Sol.

Quando há Lua Nova ou Lua Cheia, as forças gravitacionais do Sol estão na mesma direcção das da Lua, o que leva a que as águas dos oceanos sejam atraídas com uma maior força, produzindo marés mais altas. 300px-Mares_svgJá quando a Lua se encontra em quarto crescente ou minguante, as forças gravitacionais do Sol estão em direcções diferentes das da Lua, o que faz com que elas se anulem parcialmente, originando marés mais baixas.

A – oceanos sem a interferência de forças exteriores ao planeta Terra (situação fictícia, dada somente a título de comparação);

B – oceanos sob a influência gravitacional da Lua;

C – oceanos sob a influência gravitacvional da Lua e do Sol em simultâneo.


<Energia Das Marés – O Que É?
………………………..Produção de Energia Eléctrica>